Seja Bem Vindo !!!
Este espaço foi criado para compartilhar idéias de jogos e atividades educativas, bem como textos e artigos relacionados a educação e as dificuldades de aprendizagem!!!

Um grande abraço!!!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Curiosidade infantil sobre sexo

0 comentários

Curiosidade infantil sobre sexo 

Atitudes embaraçosas e perguntas constrangedoras fazem parte do desenvolvimento saudável da criança, desde que sem exageros. “É importante que os pais percebam se a curiosidade está de acordo com a idade ou se é sinal de precocidade”, explica o psicólogo Ildo Rosa da Fonseca. Veja o que fazer quando as ações extrapolam o esperado.


SIGMUND FREUD- A SEXUALIDADE INFANTIL

0 comentários












[(Parte do livro de Freud: "Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1926)]
(Traduzido e publicado no Brasil pela Editora Imago)



O DESCASO PARA COM O INFANTIL
Faz parte da opinião popular sobre a pulsão sexual que ela está ausente na infância e só desperta no período da vida designado da puberdade. Mas esse não é apenas um erro qualquer, e sim um equívoco de graves conseqüências, pois é o principal culpado de nossa ignorância de hoje sobre as condições básicas da vida sexual. Um estudo aprofundado das manifestações sexuais da infância provavelmente nos revelaria os traços essenciais da pulsão sexual, desvendaria sua evolução e nos permitiria ver como se compõe a partir de diversas fontes.

Sexualidade Infantil

0 comentários


Sexualidade é energia vital, é pulsão de vida. Mas, as pessoas só têm a noção de SEXO (e não de sexualidade) e essa noção é sinônimo de penetração. Dai, a relação com o pecado, com o que é sujo... Em pleno século XXI muita gente ainda pensa assim. Tabus, preconceitos, medos, traumas e visões distorcidas que os adultos carregam dentro de si fazem com que sintam-se incomodados diante dasmanifestações infantis sobre sexualidade. 

Sexualidade Infantil

0 comentários
Sexualidade Infantil – Como Abordar

Como lidar com o problema da mordida na Educação Infantil

0 comentários
Interessante a reportagem. Vale a pena inclusive debater o assunto na reunião de pais e utilizar o texto. É um problema sério quando algum pequenino chega em casa com marca de mordida e abordar  o tema de forma clara é uma ótima saída.

COGNIÇÃO E AFETIVIDADE

0 comentários
COGNIÇÃO 
       E 
AFETIVIDADE












Resumo
Este trabalho levanta uma questão que polemiza as causas dos problemas de aprendizagem, hoje bastante avolumados, e que são mais percentualizados nas crianças do sexo masculino. Esta polêmica aqui levantada parte de uma constatação tirada dos casos atendidos em meu consultório particular e de muitas leituras realizadas.
Considero como hipótese primordial a relação vincular  estabelecida pela criança, desenvolvida e articulada nas primeiras relações no contexto familiar. Minha experiência me leva a confirmar a relação que existe entre a afetividade e o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Minha proposta de pesquisa visa esclarecer a ocorrência de percentuais tão elevados de problemas de aprendizagem em crianças do sexo masculino, causados pela má organização dos esquemas afetivos.
Levanto algumas questões teóricas sobre a relação da afetividade e o desenvolvimento cognitivo da criança embasadas em aportes teóricos do desenvolvimento cognitivo e do desenvolvimento afetivo analisados com uma visão psicanalítica. Trago as questões que me afligem e procuro desenvolver um percurso metodológico para o encaminhamento de uma pesquisa. O objetivo desta pesquisa é comprovar o já observado na práticade consultório: a afetividade, quando mal desenvolvida, inibe as estruturas cognitivas, e isto ocorre com maior freqüência nas crianças do sexo masculino.

As crianças e a falta de concentração

0 comentários

    As crianças e a falta de concentração



Como atuar?



A falta de concentração está quase sempre associada à Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção, sendo esta uma patologia em que a criança apresenta impulsividade e falta de atenção para tarefas comuns como ver televisão, realizar os trabalhos da escola ou jogar um jogo de tabuleiro.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Lateralidade

0 comentários
Lateralidade
Lateralidade é o uso que as pessoas fazem de uma das duas partes do seu corpo. Todas as funções corporais são determinadas pelo lado esquerdo ou pelo direito.
A criança, como também o adulto, tem sempre um lado do corpo que utiliza mais quando executa uma atividade, um movimento, como pegar e usar objetos, escrever, etc. Não se deve forçar a mudança do lado dominante da criança. O conhecimento e o domínio específico de um dos lados do corpo só é adquirido por ela quando há uma perfeita sintonia do esquema corporal.


Seja bem vindo!

0 comentários

Seja bem vindo!

Este espaço foi criado para divulgar idéias de jogos e atividades educativas, bem como artigos, textos e matérias relacionadas a educação.

 Estarei também utilizando este espaço para passar informações sobre como 

dificuldades de aprendizado que 

constantemente encontramos em sala 

de aula.









Se você gostar da postagem...




Deixe registrada a sua opinião: comente...

A sua participação é muito importante para o aprimoramento do Cantinho!


Abraços a todos!!!


Profª Dienne Ferreira